Skip to content
Fone: (51) 9940 56 453
Email: danielrscaixa@gmail.com

O que são Imóveis Retomados

São imóveis usados (casas, apartamentos, terrenos, pavilhões, lojas e outros). São imóveis de propriedade da CAIXA, oriundos do crédito imobiliário ou havidos por adjudicação, arrematação, dação em pagamento ou consolidação de propriedade e estão disponíveis para compra nas modalidades de leilão, licitação aberta, licitação fechada e venda on-line, com preços atrativos e condições especiais.

 

Como funciona

Assim que o imóvel é devolvido à Caixa, como previsto na lei de garantia de alienação fiduciária, devem ser realizados até dois leilões. O 1º ocorre 30 dias após a sua devolução. Caso ele não receba lance no 1º leilão, 15 dias depois é realizado o 2º.Se não for vendido nos 1º e 2º leilões, o imóvel será oferecido em licitação aberta, licitação fechada ou venda on-line.

 

Como comprar

Os imóveis de propriedade da Caixa podem ser adquiridos de quatro formas: leilão, licitação fechada, licitação aberta ou venda on-line. Você pode participar de qualquer uma das modalidades.

Na licitação aberta, a participação pode ser presencial ou on-line. Vence o lance mais vantajoso para a Caixa, de valor necessariamente igual ou superior ao preço mínimo estabelecido no edital. Os eventos ocorrem em auditórios localizados em diversas localidades do Brasil ou em ambiente on-line, no site dos leiloeiros oficiais contratados pela Caixa.

Na licitação fechada, basta você apresentar uma proposta de compra por escrito depois da publicação do edital. Os envelopes apresentados são abertos e classificados. O autor da melhor proposta, respeitando o preço mínimo de venda, é considerado o vencedor.

Na venda on-line, você apresenta uma oferta a partir do preço mínimo de venda registrado na página do imóvel de seu interesse. É considerada vencedora a maior proposta financeira no momento em que o cronômetro chega ao zero. A venda pode ser intermediada por um corretor credenciado. Basta selecionar essa opção no momento de preencher a proposta. Neste caso, a comissão do profissional é paga exclusivamente pela Caixa.

Quem pode participar

Pode participar qualquer pessoa – física ou jurídica – com exceção de empregados vinculados à Superintendência Nacional de Infraestrutura e Patrimônio e à Superintendência Nacional de Rede Negocial e Executiva Habitação, além de dirigentes da Caixa e seus cônjuges e/ou companheiros

 

Vantagens

Financiamento

A Caixa possibilita que você financie até 80% do imóvel – Também  há alternativa de usar o FGTS em todas as modalidades de compra: leilão, licitação fechada, licitação aberta e venda on-line. Consulte as condições de uso em cada propriedade nos editais ou no caso de venda on-line, na página do imóvel. Você também pode consultar o corretor ou Imobiliária Credenciada, eles estão aptos a lhe fornecer todas as informações necessárias.

Contas em dia

As contas de condomínio e IPTU em atraso até a data da venda são pagas pela Caixa. Assim, quem compra fica livre de qualquer dívida, desde que não seja o responsável pelos débitos existentes e que a aquisição não ocorra em 2º leilão.

Quando em leilão ou venda on line, a data da venda é considerada a data do pagamento do PP15 ou da DLE. Se tiver dúvidas esclareça com um corretor credenciado.

Imóveis escriturados

As propriedades ofertadas possuem escrituração no Cartório de Registro de Imóveis em nome da Caixa.

Corretores à disposição

A CAIXA disponibiliza corretores para lhe assessorar sem custo na intermediação da compra se assim você desejar.

Considerações importantes

Antes de você tomar qualquer decisão de compra em relação a imóveis retomados leve em consideração o que segue:

  • Não cobramos qualquer valor pela intermediação na compra e venda desses imóveis, quem nos remunera é a CAIXA.
  • Em relação às imagens disponibilizadas aqui no site. Elas foram obtidas em um determinado dia no local e podem hoje não representar a situação atual. Já as imagens obtidas pela internet através da ferramenta do Google Street View servem apenas como referência, podendo não representar a localização exata do imóvel. Desta forma, orientamos que qualquer decisão em relação à compra do imóvel deve ser levada em conta após a visita ao mesmo. Eventuais dúvidas sempre esclarecer com o corretor credenciado.
  • Quanto aos débitos incidentes sobre os imóveis na venda on-line ou venda direta on-line, IPTU, condomínio entre outros. Tais dívidas que porventura existam, serão suportadas pela CAIXA até a data da venda, no próprio site da CAIXA está escrito isso no manual de ¨como comprar¨, ela somente não arcará com esses débitos se o imóvel for adquirido em 2º leilão ou o proponente for o ex-mutuário ou responsável por tais débitos. Entenda-se data da venda como sendo a data da divulgação do resultado oficial.
  • Quanto às despesas e medidas necessárias para desocupação quando for o caso, regularização e áreas não averbadas, pagamentos das despesas cartorárias, tributos e emolumentos, tipo: ITBI, Procurações, matrícula do imóvel e certidões, averbação de propriedade junto à prefeitura e registro de imóveis, são de responsabilidade do comprador.
  • Os imóveis retomados podem ser retirados de venda a qualquer momento a critério da CAIXA sem aviso prévio.
  • Os imóveis  são vendidos no estado de ocupação e conservação em que se encontram , ficando por conta do adquirente as despesas necessárias para reformas, averbações e desocupação quando ocupado.
  • Nunca faça uma compra com dúvidas, esclareça-as com um corretor credenciado, ele está apto a lhe orientar.